IPIAÚ/BA

sábado, 21 de abril de 2012

60 ANOS DE ROTARY CLUB DE IPIAÚ

História do Rotary Club de Ipiaú
Edvaldo Santiago
Fundador
Década de 1950.
Anos áureos de nossa terra, nascimento de várias instituições que nos trouxeram o desenvolvimento de hoje, quando usamos e desfrutamos da nova educação, do novo comércio, das novas estruturas sócio-econômicas.
Meio a tudo isso, advieram, com o progresso e desenvolvimento: o Independente Esporte Clube (29.08.1949), criado por Jaime Araújo (Cobrinha), Edval Ferreira, Tatai, Quintiliano Cardoso, Antônio Regina, Álvaro Martins, JulivalFerrari, Coelho, Carmelito e outros; o Ginásio de Rio Novo,– idealizado e criado pelo Dr. Salvador da Matta – o Rio Novo Tênis Clube, a Loja Maçônica ”Fraternidade Rionovense”, "As Escolas Reunidas Profa. Celestina Bittencourt"; criação da “Casa Santa Bernadete”(para menores carentes), localizada na Zona do Emburrado, patrocinada e responsabilidade da Sra. Maria José Lessa de Morais, - Da. Zezé; a instalação do Banco da Bahia, o primeiro a ser inaugurado em Ipiaú, sendo seu gerente o rotariano fundador, Celso Barreto. Também nos vieram o Banco Econômico, o Banco do Brasil S.A. o Campo de Aviação, LionsClub e outras entidades que tiveram nesses pioneiros a sua alavanca, o seu entusiasmo, a sua luta incessante pela nossa comunidade.
Nesse período, praticamente, a Farmácia Bahia era o centro convergente das iniciativas em benefício da comunidade. O entusiasmo do farmacêutico Waldemiro Santos e seu apego a Ipiaú, bem como um bom bate-papo dos amigos faziam ali se reunirem os interessados e entusiastas da terra.
Era um grupo fiel e interessado pelo desenvolvimento de Ipiaú. Desses encontros e bate-papos, nasceram idéias, sugestões, iniciativas diversas, sendo fundadas entidades como o Rio Novo Tênis Clube, Loja Maçônica Fraternidade Rionovense, o Campo de Pouso, candidaturas políticas em todas as áreas municipal, estadual e federal. Dali, também, saíramindicações de delegados, juízes de Direito, coletores estaduais, promoções para a instalação de agências bancárias e diretorias de escolas.
Era uma espécie de embaixada, sempre interessada por tudo de bom para Ipiaú. Inclusive o farmacêutico Waldemiro nunca se candidatou a cargo público.
Pois bem, nessa “Farmácia Bahia”, pertencente ao Dr. Waldemiro Santos, fundador, nasceu a idéia da criação do nosso clube. Ali, numa das salas da farmácia, se reuniram Waldemiro Santos, Celso Barreto, Salvador da Matta, Protógenes Jaqueira, Rafael Sampaio, JaldoReis, Gerson Almeida, Agostinho Pinheiro, José Hagge, Augusto Vieira, Almir Vieira, Antônio Lisboa Nogueira, Wilson Meneses, Edvaldo Santiago e outros e, com o concurso do Rotary Club de Jequié, foi criado o nosso Clube. Esses, entre outros citados no Livro de Atas da fundação do Clube, após várias reuniões preliminares, fundaram o Rotary Club de Ipiaú. Profissionais diversos com médicos, comerciantes, odontólogos, alfaiate, farmacêutico, tabelião, agricultores, verdadeiros pioneiros e benfeitores criaram o Rotary Club de Ipiaú, isso no dia 30 de novembro de 1952.
Leônidas Fernandes Leão, Juiz de Direito desta Comarca, foi o primeiro presidente do Rotary Club de Ipiaú, Estado da Bahia.
O evento foi comemorado na Fazenda “Betel”, situada na estrada Ipiaú a Ibirataia, de propriedade do companheiro Otavio Machado, também fundador. Em ônibus especial, os companheiros fundadores promoveram um grande encontro, contando com o concurso do clube padrinho, Rotary Club de Jequié, e a presença do rotariano Lomanto Júnior, um dos padrinhos do nosso Clube.
Como primeira reunião formal, no “Hotel Glória”,do companheiro Rafael, aconteceu o primeiro e refinado almoço do Rotary Club de Ipiaú. Nesse local, permaneceu por muito tempo o clube, reunindo-se, depois, em vários outros lugares, como o Rio Novo Tênis Clube, Clube do Rio das Contas, reuniões domiciliares, atualmente, no Restaurante Visgueirão.
Desde sua fundação, até hoje, o Rotary Club de Ipiaú tem sido presença marcante em todas as atividades comunitárias, sejam elas políticas, sociais, econômicas ou culturais. Por si mesmo, como clube, ou com a atuação dos seus componentes.
Como iniciativa social, educativa e beneficente, foi criada a Casa da Menor, ligada à Fundação "Alvina Godinho", esposa do companheiro Jacinto Godinho. Esta, admirável e sempre lembrada cidadã que, em companhia de várias outras companheiras, tiveram a feliz iniciativa da criação dessa entidade que tem beneficiado a tantas menorescarentes.
De 1952 até hoje, ao lado de outras entidades – sociais, culturais, beneficentes - nosso clube continua firme. Fez e faz parte da história de Ipiaú.
***-***
Abaixo as Atas de Instalação do Rotary Club de Ipiaú, com assinaturas dos companheiros fundadores, bem como a assinaturas dos visitantes e convidados para a solenidade.
Contamos com a presença dos rotarianos Arquimedes Pereira Guimarães, Newton Pinto, LycurgoAraújo; José Damasceno, Raphael de Jequié, João Martins dos Santos, Odilon Couto, de Ilhéus, Moisés, de Itabuna. Visitantes e convidados: Euclides José Teixeira Neto, Paulo Sampaio, Mário de Andrade Filho, Agrário Santos França, José Muniz Ferreira, jornalista, responsável pelo“Jornal de Rio Novo", Waldemar Navarro Lefundes, José Lino Lopes, Noélia Ferreira Esteves, Zilda Sampaio Cardoso, Judith Vieira Santos, Valdete Souza Teixeira, Claret Ferreira de Almeida, Olga Almeida Ferreira, Leonísia Andrade Nogueira, Durvalgisa Hohlenwerger Muniz, Zir Borges de Barros, ZenóbiaAlmeida Miranda, Calíope Borges de Barros e outros.
ATA DE INSTALAÇÃO PROVISÓRIA DO ROTARY CLUB DE IPIAÚ
30 DE NOVEMBRO DE 1952
(Foto escaneada do 1º Livro de Atas)

domingo, 8 de abril de 2012

Famílias de Ipiaú recebem intercambistas IGE da França/Bahia

Datas Horários Programa Rotary Club:

 IBIRATAIA
 3ª-feira 10/04  09h30/10h30 Visita ao Projeto Bahiamido
 3ª feira 10/04  11h00/12h00 Visita à Faz. Engenho Bahia - Cultura do cacau e alambique
             12h15/14h15 Almoço no Restaurante da Fazenda Engenho Bahia
             14h30/16h30 Visita à Cerâmica Cores da Terra S
 IPIAÚ
17h00 Famílias de Ipiaú recebem intercambistas Ipiaú e Ipiaú Vale dos Rios
4ª-feira 11/04 I- 09h00/11h00 Visita Fazenda Baviera - Animais e alambique  
            11h30/13h30 Almoço na Fazenda Baviera   
            14h00/17h00 Visita aos projetos ADAS e Domingo Rotário Ipiaú Vale dos Rios
            19h00 Jantar com as famílias anfitriãs (a combinar)

IBIRATAIA
 5ª-feira 12/04 -  09h00/11h30 Visita à Fazenda Lajedo do Ouro  
             12h00/14h00 Almoço no Rest. Beija Flor  (a combinar)   
             14h15/16h30 Visita a Piscicultura Canta Galo   

IPIAÚ    17h00/19h30 Descanso com as famílias anfitriãs   
              20h00/23h00 Reunião conjunta RC Ipiaú e Vale dos Rios - apresentação da Equipe IGE e despedida   

 6ª-feira 13/04 08h00/10h00 Viagem para Itacaré  

REFLEXÃO ROTÁRIA

DIGNIFICAR O SER HUMANO


O ser humano é centro e medida de todas as coisas. Não são as instituições que fazem o valor dos homens, e sim os homens é que fazem o valor das instituições.
Rotary, instituição nossa, conta conosco para valorizá-lo mais e sempre.

                                      ERNESTO IMBASSAHY DE MELLO
                                      Presidente 1975-76 do Rotary International

sábado, 7 de abril de 2012

O Lema Rotário 2012/2013


Paz Através do Servir, o lema do RI para 2012-13

O presidente eleito do RI Sakuji Tanaka pedirá para que todos os rotarianos construam a Paz Através do Servir em 2012-13.
Tanaka revelou o lema durante a abertura da sessão plenária da Assembleia Internacional de 2012, um evento de treinamento para governadores de distrito do Rotary.
“Paz, independente de sua definição, é uma meta verdadeira e realista para o Rotary. A paz não é algo que pode ser alcançado apenas por tratados, governos ou atos heróicos. É algo que podemos encontrar e alcançar a cada dia e de maneiras muito simples.”
“A paz tem diferentes significados para diferentes pessoas”, disse Tanaka.
“Não há uma definição certa ou errada, dependendo de como usamos a palavra, aquele é o significado de paz para cada um de nós.”
“E independente de como a usamos e de como a entendemos, o Rotary pode nos ajudar a alcançar a paz”, adicionou.
Tanaka, um empresário da região metropolitana de Tóquio, contou como se tornar rotariano ampliou sua compreensão do mundo. Após se associar ao Rotary Club de Yashio em 1975, ele disse que começou a perceber que seu propósito na vida não era ganhar mais dinheiro e sim ser mais útil para outras pessoas.
“Percebi que, ajudando o próximo, mesmo de maneiras muito simples, eu poderia promover a paz”, disse Tanaka.
Ele ressaltou que a tradição japonesa de colocar as necessidades da sociedade acima das individuais, ajudou a reconstruir seu país após o tsunami e terremoto em março.
“Esta é uma lição com a qual o mundo inteiro pode aprender de forma positiva. Quando enxergamos as necessidades dos outros como mais importantes do que as nossas, e quando concentramos nossas energias em um objetivo que beneficiará todos, tudo muda. Desde as nossas percepções, até a maneira de nos relacionarmos com o mundo e as nossas prioridades.”
Tanaka pede para que em 2012-13, rotarianos concentrem a energia de seus clubes nas três prioridades do Plano Estratégico do RI. Ele também pede que promovam os três Fóruns Rotary pela Paz Global que serão realizados em Hiroshima, Berlim e Honolulu.
“No Rotary, nosso negócio não é obter lucro. Nosso negócio é alcançar a paz. Nossa recompensa não é dinheiro, e sim a felicidade e satisfação de ver um mundo melhor e mais pacífico, construído através de nossos próprios esforços.”